Você sabia?! Myrtha existiu!!!

Pois é, a Myrtha do ballet “Giselle” existiu!
E tinha nome e sobrenome: Frau Troffea!
mirta_cbb
Não, ela não foi a primeira a fazer o papel de Myrtha!

Troffea começou uma espécie de ‘epidemia de dança’ em Estrasburgo no ano de 1518, dançando ininterruptamente durante dias… Incitando, logo depois, outras pessoas a fazerem o mesmo, chegando a aproximadamente 400 pessoas em um mês! Acredita-se que muitas delas morreram de exaustão, derrame ou ataque cardíaco…

“O historiador John Waller (“A Time to Dance, A Time to Die”) – que se aprofundou neste tema a partir de anotações de médicos, sermões e crônicas locais – acredita que a “epidemia de dança” seja resultante da histeria e do medo provocados pela miséria, num ambiente de muitas crenças e misticismos. Um contexto de grandes privações precedeu o frenesim dos franceses: doenças como sífilis, varíola e hanseníase, fome pela perda de colheitas e mendicância generalizada. Outros historiadores chegaram a considerar que a epidemia de dança poderia ter outras motivações, como a contaminação por fungos. […]” [InDancingsShoes]

1146703_507942032607894_1923630653_nInspiração ou só coincidência, este evento lembra muito o segundo ato de Giselle, mas de um jeito mais espectral… onde as Willis (espíritos de moças que morreram antes de se casar) e Myrtha (a rainha de todas elas), materializam-se ao anoitecer em busca de vingança, fazendo com que todos os homens que passam pela floresta dancem até a morte!

Fotos: Cia Brasileira de Ballet (Giselle – Junho 2013 – Teatro Sesc Palladium, BH/ Fotógrafo: Rodrigo Buas)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s