Pública X Particular

usp_pira_larroh02

Desde o começo dos tempos, sabemos que existe uma certa ‘rivalidade’ entre as faculdades Públicas e Particulares. Porém, temos que admitir que cada uma tem as suas vantagens e desvantagens. Sei que muitos jovens lutam para conseguirem entrar em uma universidade federal por N motivos. Mas aqueles que optam por uma privada, não devem ser considerados menos esforçados que os outros.

Que se formar em uma pública pode te dar créditos a mais em um simples currículo, não há dúvida. Essas universidades são renomadas justamente por terem um ensino de qualidade e reunir pequenos gênios dos vestibulares. Rs. Por que não batalhar a vida toda para estudar em uma delas, não é?
– Óbvio! – ouço imediatamente a resposta de milhares de cabecinhas vestibulandas aqui.

Pois bem, como nem tudo é vantagem nessa vida, ainda assim devemos pontuar e pesar a melhor opção. E o que pode ser a melhor escolha para um, pode não ser para o outro.

Se você ainda tem dúvidas entre qual escolher, leia aqui e aqui. Eu iria pontuá-las, mas achei muito bem explicado e que merecia ser compartilhado na íntegra. Nestes casos, o ‘melhor conselho’ é sempre ouvir várias opiniões para que você mesmo forme a sua própria.

Não dá pra negar que existem diferenças. Mas devemos sempre lembrar que é o aluno quem faz a faculdade, não a faculdade que faz o aluno. Já vi profissionais muito bem sucedidos e competentes que são formados por uma faculdade particular, como também já vi vários que se formaram por uma pública e até hoje estão desempregados, não exercem na área ou se formaram de uma maneira ruim.

E em questão de ensino, podemos perceber também um grande investimento e preocupação por parte das instituições particulares, pois muitas acabam contratando professores gabaritados que também ministram aulas em estaduais ou federais. Ou seja, os alunos acabam tendo praticamente a mesma instrução e oportunidade de estudar. Então tudo vai depender da dedicação de cada um!

Uma vez, um professor meu disse que a diferença entre os alunos de uma federal e de uma particular não está na inteligência, mas no interesse.

– Eles não são mais inteligentes só porque passaram em vestibulares mais difíceis, mas são mais empenhados em aprender. Se eu indicar um livro numa sala de uma faculdade particular, os mais interessados vão ler. Na sala de uma faculdade pública, todos vão ter lido e me questionarão na próxima aula.

Este texto é apenas uma pequena reflexão sobre esses dois tipos de faculdades. Cada um tem a sua própria maneira de pensar e deve lutar por aquilo que sonha. Nosso objetivo é incentivar todas as pessoas, não importa onde nem como, estudar será sempre a melhor escolha!

Anúncios

2 comentários sobre “Pública X Particular

  1. Disse tudo! Ano passado foi o ano do meu vestibular e sempre havia conflito quando a temática era essa! Eu passei na federal enquanto muitas amigas passaram em particulares e veja isso: todas já estão estudando, menos eu (por conta da greve nas federais do ano passado); mas de forma alguma me arrependo da minha decisão, assim como elas não se arrependem da delas.
    O que faz o aluno é a dedicação e o interesse dele.
    Beiijos.
    http://www.cativastes.com

    • Parabéns pela conquista! É muito bom passar no vestibular né?!
      Pena que entrou em greve… mas no final vai dar tudo certo! 😉 rs
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Beijãooo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s