Engenharia de alimentos | Faculdades e Profissões

Está pensando em fazer faculdade, mas está indeciso sobre o curso? Vem com a gente tirar suas dúvidas!
Elaboramos um questionário respondido por um profissional de cada área com as principais perguntas, feito especialmente para ajudar você a fazer a melhor escolha.

Curso: Engenharia de Alimentos
Respondido por Roberta Yoneko.

eng_alimentos

 

  • Do que você deve gostar, ou ter afinidade para fazer este curso?
    É importante que se tenha um certo interesse na área de exatas, pois há um certo aprofundamento em cálculo, álgebra, física, e também em química, além de se interessar por processamento de alimentos, sua industrialização, já que uma forma de se explicar o que um engenheiro de alimentos faz, é dizendo que ele cuida do alimento antes dele ser “colocado na boca”, ou seja, ele é responsável desde sua criação até sua conservação para um consumo seguro.

 

  • Qual a duração do curso?
    São 5 anos, por período, na faculdade onde faço, mas acredito que pelo menos na maioria das faculdades onde oferecem esse curso, possuem essa mesma duração.

 

  • Tipo: Bacharel, Licenciatura ou Tecnólogo?
    O curso de Engenharia de Alimentos é Bacharelado

 

  • Qual a área que você pretende atuar ao fazer este curso, e quais são as minhas opções de emprego?
    Eu gostaria de atuar em industrias, que é onde mais os engenheiros de alimentos são empregados. No entanto pode-se também seguir a carreira acadêmica se dedicando a pesquisas e dando aulas.

 

  • Quais habilidades devo ter? (Ou facilidades)
    É interessante a pessoa ter facilidade na área de exatas, pois terá menos dificuldades, o que não impede uma pessoa que não possui tal habilidade de também realizar este curso, precisando somente ter uma maior dedicação.

 

  • Quanto posso ganhar ao me formar?
    Segundo pesquisas o salário inicial seria de cerca 3,5 mil que pode chegar até 10 mil ou um pouco mais dependendo do cargo em uma empresa, por exemplo.

 

  • Se o valor do salário for bem atrativo, compensa eu fazer este curso só pelo dinheiro?
    Acredito que seja um pouco arriscado fazer o curso somente pelo dinheiro já que o mercado atualmente anda bastante competitivo, e caso a pessoa não goste da área nem da profissão, no momento dela ter que enfrentar toda a fase de entrada no mercado de trabalho, acredito que talvez não tenha muito estimulo. Caso ela queira seguir a carreira acadêmica, pode ser que ela acabe se dando bem caso se dedique à área, no entanto se não for algo que a agrade fazer, acabará também fazendo algo que não goste pelo resto da vida. Por isso, não apoio fazer o curso visando o dinheiro, já que, além de não satisfazer a pessoa no seu lado pessoal, nada é garantido.

 

  • Quanto tempo devo estudar além das aulas na faculdade?
    Depende muito da matéria para a qual você tem que estudar, mas para matérias de exatas que são mais difíceis, e que por período geralmente são umas 2, uma média de 2 a 3 horas por dia estudando, sem ser em época de provas, acredito que dá para dar conta dos conteúdos.

 

  • Cite algumas matérias de exemplo que você acha interessante e explique um pouco delas.
    Ainda não me formei, mas as matérias que mais tem a ver com alimentos, eu cursei quase todas, e as que eu achei mais importantes foram:
    Química dos alimentos: Onde há um estudo mais aprofundado nas reações que ocorrem nos alimentos, suas importâncias, os componentes existentes nos alimentos e como elas interferem na sua estrutura, conservação.
    Processamento de alimentos: Estuda-se os processos que podem ser feitos nos alimentos, quais são adequados para cada situação, suas vantagens e desvantagens.
    Análise de alimentos II: São estudados os métodos de analises utilizados para se obter informações dos alimentos. Os equipamentos que são utilizados, suas importâncias, o método de funcionamento, o que faz com que ele consiga analisar e tirar informações dos alimentos.

 

  • Como são as horas de estágio?
    Na faculdade onde estudo, é obrigatório ser feito um estágio fora da faculdade, quase sempre em empresas ou industrias, com a duração de 6 meses, geralmente feito nos últimos 6 meses do curso. Durante todo o curso, podem ser feitos estágios não obrigatórios fora da faculdade, e dentro dela também, em laboratórios, o que permite que o aluno possa chegar a realizar uma iniciação cientifica, na qual, ele realizará um projeto de pesquisa, sendo orientado por um professor, para que tenha uma ideia do que é seguir uma carreira na área de pesquisas, como um mestrado, doutorado.

 

  • Algum curso que seja parecido
    Um curso parecido seria a Ciência e tecnologia de alimentos, que é um pouco menos abrangente e focado mais na qualidade dos alimentos.

 

  • Qual a faculdade em que você se formou e o que você acha dela?
    Estou cursando na FZEA-USP, em Pirassununga. A cidade não é grande, mas há uma boa estrutura para os estudantes, principalmente no Campus. Ele é bem grande, mas há um ônibus circular do campus, que possui horários o dia todo, dando para “sobreviver” bem mesmo sem carro. A cidade em si, não possui muitas opções para lazer, mas a cidade é bem localizada, perto de São Carlos, Ribeirão Preto, Piracicaba, o que permite fácil acesso à elas. Além de que, os próprios alunos da faculdade organizam muitos eventos e festas, não faltando muitas opções para se divertir. E, uma novidade que está chegando agora, é um cinema, que antes não tinha. Há boatos de se abrir um shopping, mas ainda não se sabe se é verdade.

 

  • Consideração final
    Se você tem um certo interesse no curso e tem vontade de fazer, mas talvez fique com um pouco de receio por ser uma Engenharia, gostaria de dizer que não é impossível se esforçando sempre, no entanto acredito ser importante gostar um pouco dessa parte mais “exata” do curso, já que grande parte dele possui disciplinas envolvendo cálculos e físicas.

eng_alimentos_ro

 


Gostou? Então, compartilhe com seus amigos!

E continue acompanhando a categoria sobre Faculdades e Profissões do blog Larroh!

Tem mais alguma dúvida que não está entre as perguntas? Mande para nós nos comentários! 😉

Anúncios

Um comentário sobre “Engenharia de alimentos | Faculdades e Profissões

  1. Pingback: Tecnologia em Alimentos | Faculdades e Profissões | Larroh

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s